SOMOS OS EDUCADORES DE APOIO, ATIVOS E INATIVOS, QUE ATUAM OU ATUARAM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO E NOS ÓRGÃOS DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO (SEE): QUADRO DE APOIO ESCOLAR (QAE) E QUADRO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (QSE).

QAE: Assistente de Administração Escolar; Secretário de Escola; Agente de Organização Escolar (AOE); Agente de Serviços Escolares (ASE).

QSE: Executivo Público (EP); Oficial Administrativo (OA); Auxiliar de Serviços Gerais, entre outros.


ESTATÍSTICA: NOS VEJA EM NÚMEROS (clique aqui)


"Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a distância entre o que dizemos e o que fazemos."
Paulo Freire

1583
assinantes
fãs
412
seguidores
artigos
comentários

Informe seu email para receber novos artigos
41

PROFUNCIONÁRIO!

POST ATUALIZADO EM 28/07/2011.
 Já não bastava ter excluído funcionários com nível superior do Programa Profuncionário - importante para formação e qualificação. Agora, só poderão participar AOEs da secretaria da escola e ASEs da cozinha.



Questionamos o MEC através de e-mail, eis a resposta:


"Prezado Senhor Edson,

Nossa intenção é qualificar todos os servidores das escolas públicas, seguindo o objetivo do programa PROFUNCIONARIO. No entanto, vamos começar por aqueles que não tiveram a oportunidade de fazer um curso superior.

Att.

Equipe PROFUNCIONARIO"

Para aqueles que se sentirem prejudicados e queiram manifestar seu descontentamento, podem protocolar na D.E de sua região o documento abaixo, em duas vias.

Eis o modelo de requerimento:   CLIQUE AQUI

O Estado mais uma vez falha, ao qualificar os funcionários e não valorizar os já qualificados. Parece piada, mas não é.
Segundo correio eletrônico, com planilha anexa, recebido hoje pelas escolas, em linhas gerais determina:

*        Os funcionários que forem confirmar sua adesão NÃO podem ter formação de nível superior.

*        Os funcionários devem optar entre um dos dois cursos, a saber: TÉCNICO EM GESTÃO ESCOLAR ou TÉCNICO EM ALIMENTAÇÃO ESCOLAR.

*        Os funcionários que não estão inscritos podem agora manifestar essa intenção. Nesta hipótese o nome e os dados do funcionário devem ser colocados na planilha em VERMELHO.

Infelizmente, não podemos fornecer todo o conteúdo do e-mail, uma vez que a Lei 10.261/68 – EFP – Estatuto dos Funcionários Públicos Civis de São Paulo - nos proíbe a divulgação de assuntos internos. Podemos comentá-los tão somente.
                                                    
Estamos em contato com a secretaria do MEC, solicitando informações a respeito desse impedimento supra citado para saber se procede ou não. Em breve, caso obtenhamos resposta, postaremos.

Mais sobre o PROFUNCIONÁRIO, pode ser consultado no menu “Perdidos & Achados” deste BLOG.

OU Clique no link abaixo e conheça toda a legislação a respeito do assunto:
P R O F U N C I O N Á R I O

Receba nossas atualizações:

41 COMENTÁRIOS/OPINIÕES

Angela Leste3

E chamam isso de valorização.
O convênio entre a FDE e UMC, sobre pós graduação em Gestão Pública para os funcionários interessados, não saiu do papel e iria ter inicio em meados de maio/2011.
Tudo balela...Pura enganação.

Josimar Scatena

Gostaria de fazer o curso, mesmo que fosse técnico, pois acho que todo aprendizado é válido, pena que não posso porque tenho curso superior!!!

Ângela seria muito boa essa Pós em, gostaria que saísse do papel.

Edson Ferreira da Silva

o Artigo 6º, do Decreto Federal nº 7.415, de 30, publicado em 31/12/2010, no DOU, página 11, cita funcionários que, inclusive, já concluíram o Ensino Médio.

Anônimo

E eu, que nem tenho o ensino superior e meu nome não está inscrito? Dá pra acreditar???

Luis Carlos Antonelli

É um desrespeito aos funcionários e uma afronta à nossa inteligência. Enviam essa "pérola" durante o recesso, SABENDO que nem todos os funcionários estão trabalhando diariamente, haja vista a instrução passada para fazermos escala de revezamento e ainda querem respostas de um dia para o outro, sobre um assunto de tal importância!? O fato engraçado é que no lugar do meu nome como secretário da escola na qual sou efetivo, veio o nome de uma secretária que se aposentou há cerca de 10 anos, hahahaha. Logo logo eu exonero e vou pra sala de aula, pois estou quase com 50% do meu curso de licenciatura em Geografia concluído. Tenho pena dos AOEs, ASEs e Secretários (em extinção) que ficarem.

Anônimo

Olá Edson!!

Gostaria de saber o que realmente mudará em nossas vidas com o Profuncionário, além de termos um curso técnico. Na minha D.E. um supervisor disse que é só para termos evolução funcional.

Obrigada

Ana

Edson Ferreira da Silva

Ana, seu supervisor está mal informado. A evolução funcional, com a edição da LC 1.144/2011 (Plano Carreira QAE), não existe mais.
Infelizmente, até as evoluções (que "aumentaram" nossos níveis) conquistadas até 31/05/2011 foram jogadas na lata do lixo. Todos foram reenquadrados em faixa 1 (até 3 anos de serviço) ou faixa 2 (de 3 anos pra mais), independente de terem ou não evoluções conquistadas.
Agora, o Profuncionário nos habilitará em nível técnico e, futuramente, quem sabe, poderemos ter direito ao Piso mínimo nacional - que hoje é direito dos docentes - de R$ 1.187,00. Vamos torcer. Por isso, é importante participar e concluir o curso que será oferecido.

Edson Ferreira da Silva

Ana, desculpe falei em faixas 1 e 2, mas me referia a níveis 1 e 2.
O piso mínimo dos docentes é garantido pela Lei Federal 11.738/2008.

Anônimo

Olá Edson!

Obrigada pelos esclarecimentos. Mas me diga uma coisa. Eu tenho uma evolução funcional que venceu em abril de 2009. Chegou várias vezes ao DRHU e voltou para a escola para correções. Depois com o PL 38, achamos melhor esperar para ver o que iria acontecer. Será que eu posso dar sequencia pelos ao menos para receber o dinheiro?
E outra coisa. O curso do Profuncionário é só para quem tem 3 anos de efetivo exercício?
Se puder, por favor me esclareça mais estas dúvidas.

Obrigada

Ana

Edson Ferreira da Silva

Ana, não tem que agradecer. Estamos aqui justamente pra isso. Sinta-se sempre à vontade.
Olha, não tem que aguardar. Refaça o expediente, corrija o que for necessário e envie, o quantos antes, o processo novamente. De abril de 2009 até 31/05/2011 você tem direito a receber a diferença nos vencimentos. O Profuncionário é pra todos, independente de estar ou não em estágio probatório.

michelle

Ola Edson Bom dia,
Vc saberia me dizer se esse curso é para todas as D.E's porque na minha ninguem sabe de nada. Gostaria muito de fazer... mas ninguem aqui diz coisa com coisa.
Obrigada

Anônimo

GENTE,POR FAVOR ALGÚEM ME ORIENTE.
POIS NA MINHA ESCOLA O PESSOAL ESTÁ MAIS PERDIDO
QUE BARATA TONTA.
SOU AOE,E ENTREI NAQUELE CONCURSO COMO TEMPORÁRIO,PASSEI COMO EFETIVO,CONTÍNUO,NÃO CHEGUEI NEM PARAR DE TRABALHAR NESSE TRANSPOSIÇÃO.
ENTÃO,NOS MEUS CÁLCULOS,EM JULHO,FIZ 3 ANOS DE EXERCÍCIO.
NO MEU CASO,EU ME ENCAIXARIA EM QUAL FAIXA?(OU NÍVEL?NEM EU ENTENDI)
1 OU 2.
CONSULTEI MEU HOLERITH,E VEIO COMO BASE
MEU SALÁRIO 800,00.TÁ LÁ NIVEL 1.
E OUTRA,TERMINEI ENSINO SUPERIOR EM DEZEMBRO DO ANO PASSADO.
MAS A SECRETÁRIA DA MINHA ESCOLA,DISSE QUE EU SÓ PODEREI FAZER EVOLUÇÃO FUNCIONAL NO ANO QUE VEM,QUANDO COMPLETAR 4 ANOS DE EXERCÍCIO.
POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDE.
OBRIGADO.

Josimar Scatena

Colega, estou na mesma situação que vc!!!

As regras são assim:

Como temporário (1 ano) não conta para estágio probatório, e para vc subir para o nível II (840,00) só depois desse periodo (3 anos como efetivo).

Evolução funcional não existe mais!!! Agora é Progressão e essa se dará depois dos 3 anos, quando vc e eu subiremos para o nível II automaticamente.

Edson Ferreira da Silva

Michelle, os cursos do Profuncionário são pra todas as D.Es. Cobre da sua o envio da Planilha para a sua escola.

Olha, se fez 3 anos em julho, realmente o enquadramento está correto. Teria que ter mais de 3 anos pra o nível II. A evolução tem interstício de 5 anos, portanto, infelizmente não poderá requerer. E agora, como a evolução acabou, não será mesmo mais possível.

Josimar, vc tem razão. Só atento para o fato que:
"Agora é Progressão e essa se dará depois dos 3 anos, quando vc e eu subiremos para o nível II automaticamente. "
Não é automaticamente não, haverá critério.

Anônimo

Amigo Josimar,tanto conta.Que o meu diretor já até terminou minha avaliação,e eu não estou mais em estágio probatório porque nestes 2 anos já atingi a pontuação para efetivação.
A gente têm que prestar mais atenção no que é nosso por direito,e requerer,porque acho que o governo passa d+ a gente para trás.
Eu fiz 3 anos em JUNHO. e agora?Não enquadro no nível II?
Terminei a faculdade,e agora,quando posso progredir?São tantas dúvidas e ninguém nunca têm uma resposta concreta.Nem mesmo de quem mais deveríamos ter,as DE's.
Tá difícil viu.! :(

Anônimo

Eu me inscrevi para fazer esse curso profuncionario,sou Q.A.E agente de oraganização escolar desde 1995,passei no ultimo concurso ,mais ao invés da chamada ser para efetivo,fui chamada como temporario na derita de Itapetininga,é obvio que não fui, pemanecendo assim como lei 500/74 até chamarem novamente como efetivo.Eu me increvi no curso profuncionario ,mais a derita não aceitou pois segundo me informaram esse curso é para somente func. efetivos,alguem sabe me disser se isso é verdade? sendo assim esses 16 anos de trabalho não me qualificam para fazer esse curso e quanto aos outros cursos que eu fiz?porque a discriminação? cade o sindicado que não se manifestou ainda?

Edson Ferreira da Silva

Eu fiz 3 anos em JUNHO. e agora?Não enquadro no nível II? Terminei a faculdade,e agora,quando posso progredir?
Se seguirem a LC 1.144 se vc fez 3 anos até 31/05/2011 poderá ser enquadrado no nível II, após não. Terminando a faculdade, caso você seja AOE, terá primeiro que ir pra Faixa 2 e depois pra 3. Entre uma e outra levam-se 10 anos.

Quanto ao profuncionário ser somente pra efetivos, infelizmente o DECRETO Nº 7.415, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2010, diz:
Art. 6o O Profuncionário tem por objetivo promover, preferencialmente por meio da educação a distância, a formação profissional técnica em nível médio de servidores EFETIVOS que atuem nos sistemas de ensino da educação básica pública, com ensino médio concluído ou concomitante a esse, nas seguintes habilitações:.....

Em minha D.E vi funcionários ACTs (AOEs) que foram incluídos na lista. Então, temos que solicitar esclarecimentos. Utilize-se do requerimento citado no Post, adapte-o à questão, e encaminhe-o.

Anônimo

Edson,obrigado sempre pelas respostas.
Então,eu fiz 3 anos de exercício em 31.05.2011 ahsushuashu.Hoje,teve uma reunião na DE aqui.
Vamos ver se deu pra obter alguma resposta.
Então,se eu quiser "progredir" para a faixa 3 direto por causa da facul não pode?Nossa!Tá difícil viu!

Edson

Também tenho curso superior, desde 1995. Infelizmente - tô até cansado de tanto repetir essa palavra rs - nunca serviu pra nada, com exceção da evolução funcional - que também "foi pro saco", como dizem.

Josimar Scatena

Mandei REQUERIMENTO ... que o Edson deixou de modelo!!!

Alguem mais mandou? Já obtiveram resposta da DE?

Gente ... nós que somos funcionários novos temos que agir!!!

Vamos ... vamos!!!

Edson, qual vc acha que será minha resposta a respeito do requerimento - Profuncionário?

Josimar Scatena

Edson ... esqueci de agradecer o modelo de requerimento!!! Achei muito bom e bem redigido.


Mesmo que não tenhamos a resposta pretendida, muito obrigado.

Edson

Josimar, não tem mesmo o que agradecer. A resposta - se é que virá - é imprevisível. Sobretudo, agora que restringiram ainda mais a participação: Só funcionários que atuam na secretaria (AOEs) e cozinha (ASEs) é que poderão ser incluídos neste primeiro momento.

Anônimo

NA DER DA MINHA ESCOLA OS FUNCIONÁRIOS NÃO FORAM AVISADOS A TEMPO, MUITOS NEM FICARAM SABENDO.fOI PASSADO UM E-MAIL DIZENDO QUE DEVIDO AO RECESSO E CURTO PRAZO PARA DEVOLUÇÃO DA PLANILHA NÃO FOI POSSIVEL CONTACTAR TODAS AS ESCOLAS. EM PLENA ERA DA INFORMATIZAÇÃO ESSA DESCULPA NÃO COLOU. DA MANEIRA QUE FOI COLOCADO PARECE SER CONTRA FUNCIONARIO E NÃO PRO FUNCIONÁRIO.

Eliana

Na minha escola também tivemos problemas em receber a informação e não fomos inscritos... alguém sabe me dizer se tem algo que possamos fazer?

Edson

àQueles que não foram avisados por problemas técnicos, de tempo etc, entrem com requerimento em duas vias dirigido à(o) Dirigente de sua Região e exijam sua inscrição.

Anônimo

Foi criada um enorme expectativa e quando o aumento finalmente chegou...
Que decepção: R$926,46 liquido.
Este salário "meia boca", estaria até que razoavel se fosse por 30 horas semanais.
Com isso a pessoa teria como fazer um "BICO" para complementar a sua renda familiar.
Algumas duvidas:
- Com certeza mais de 95% dos funcionários já possuem o Ensino Médio completo, fazer um curso técnico do profuncionário é o mesmo que andar para tras ou ainda trocar seis por meia duzia.Não seria o caso de oferecer um curso superior a distancia para os funcionários que já possuem o Ensino Médio e deixar o de técnico para aqueles que ainda não completaram o Ensino Médio ?!
- Os cursos profuncionarios vão servir para que e em quanto vai melhorar o salário para quem tiver concluido o mesmo ?!
- Qual o curso que vai ser oferecido para quem já possui o curso superior e quando ?!
Com se percebe Edson, as duvidas são muitas e a resposta poucas...

Edson

Realmente um curso técnico pra não reverter em nada, não compensa ser frequentado. Mas como no Estado tudo é imprevisível, penso que podem até utilizar este curso como critério pra promoção ou progressão. Aí, caso isto ocorra, serão beneficiados alguns em detrimento de muitos que não puderam ser inscritos.

Anônimo

Oi Edson, estou passada, primeiro deixa eu me apresentar, meu nome é Maria auxiliadora, sou funcionaria da educação de Mato Grosso e com todos esses relatos que acabei de ler penso que estou no céu, pois desde de 1998 temos plano de carreira no nosso estado e quando profissionalizado com o profuncionário ou antigo Arara Azul, nosso salário sofre um almento de 45% do subsídio inicial, sendo que os Técnicos equiparam a carreira do professor. sou Técnica e ganho o mesmo sálario que o professor, hoje tenho 11 anos de efetivação com plano de carreira de 30 horas e ganho subsídio bruto de 2.209,00.

Edson F.

Maria,
que prazer!
É uma satisfação saber que nossa situação já ultrapassou "fronteiras".
A situação de vocês aí no MT pelo visto é bem mais favorável que a nossa. Aqui já temos o chão como referência de tantos e tantos anos de descaso e desmando, sobretudo dos últimos 20 anos com o governo do PSDB. Se acompanhar os posts/artigos de Blog verá que somos humilhados. Temos uma categoria pauperizada e elevada à máxima potência da desvalorização. Nossa auto-estima profissional já se foi faz tempo.
Gostaria que utilizasse o formulário de contato e deixasse seu e-mail para que eu possa falar com você, é possível?
Bjs na alma e obrigado pela participação!

Anônimo

oi Edson ! gostaria de tirar uma duvida , este curso profuncionario é somente para funcionarios das escolas.

Tânia

Edson,
Quero saber se o funcionário que não é efetivo na educação, ou seja, serviço prestados, pode fazer o curso profuncionário?

ana maria

Oi tudo bem?
Meu nome é ANA, me inscrevi para o curso de gestão escolar do Profuncionário, e você, acredita que simplesmente, esqueci. Agora, não sei se curso já aconteceu? se vai acontecer? e quando?
aguardo informações...
Obrigada

Edson F.

Ana,
só houve, por enquanto, o envio pelas escolas das planilhas com os nomes dos interessados. Nenhuma outra informação ainda. Fique tranquila, pois postaremos qualquer novidade aqui no Blog. Bjs na alma!

Leonardo

Bom dia!!!

Gostaria de saber como o profuncionario se enquadra no meu concurso municipal, sou tecnico administrativo, e fui transferido da Secretaria de Educação para a Secretaria de Fazenda, e os subsidios do profuncionario foi cortado.

Que medidas devo tomar???

Obrigado!!!

Edson F.

Leonardo,
infelizmente não podemos te ajudar. Você, ao que parece, é funcionário municipal e este Blog trata apenas dos funcionários de escolas e órgãos estaduais. O Profuncionário é um programa que tem de ser encampado pelas Prefeituras e Governos Estaduais, um independente do outro. Você terá que verificar junto a sua Prefeitura se há algum acordo já assinado entre ela e o MEC e como anda o processo para a implementação do Programa em sua cidade e a seus funcionários públicos. Obrigado pela participação. Abraços na alma!

Anônimo

QUERO SABER SE MÃE E FILHO OU IRMÃOS PODEM TRABALHAR NA MESMA ESCOLA SENDO OS DOIS AGENTE DE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR CONCURSADOS E UM DELES SENDO GERENTE.SIM OU NÃO QUAL É A LEGISLAÇÃO ?

Edson F.

Anônimo 38, sempre que possível se identifique, ok!
Com exceção do caso abaixo, não há impedimento. Abraços.
"Quem designa o GOE não é o Diretor e sim o Dirigente Regional. Portanto, não pode haver parentesco com este último." Neste sítio tem maiores informações:
http://www.recursoshumanos.sp.gov.br/sumulaVinculante13.html (clique ou copie e cole em seu navegador).

John Maykon Souza

Bom Dia Edson,
Sou do Mato Grasso. Servidor da educação tambem, como Técnico.
Nós estamos aguardando o profuncionario desde o final de 2010. Porém até o momento estamos aguardando, nao tendo um parecer da secretaria. Sentimos muito prejudicado. Estou terminando o estagio probatório. Vendo esses relatos, vi que voce tem um conhecimento avaçando sobre o assunto.
Saiu um portaria, pela emitido pela secretaria de educação, informando o profuncionário poderia ser substituido por uma pós em gestao escolar. Porém depois emitiram outra informando que nao era mais possivel.
Queria saber se tem alguma brecha, que pode substituir o profuncionario por outro curso. Sendo que a secretária em conjunto com Instituto federal de mato grosso nao ofertaram ainda.

Att, John

Edson Ferreira da Silva

John,
bem-vindo. Fico feliz que este espaço agregue funcionários de outros estados da federação. Percebemos que as demandas são muito parecidas: falta de valorização, entre outras questões. Com relação ao ProFuncionário não temos nenhuma referência pra te dizer com absoluta certeza se pode haver substituição de cursos, além daqueles oficiais oferecidos na grade do Programa ProFuncionário. Nossa opinião é que este Projeto sempre foi envolto em lacunas e falta de consistência como política pública de valorização. E não podia ser diferente, já que tudo que envolve Educação é sempre vago e frágil.
Continue nos informando sobre as novidades de seu Estado, ok!
Grande abraço!

Postar um comentário

SUA PRESENÇA É IMPORTANTÍSSIMA.
PARTICIPE. CRITIQUE. OPINE.

R E G R A S:

COLOQUE SEMPRE QUE POSSÍVEL SEU NOME.
COMENTÁRIOS OFENSIVOS SERÃO SEMPRE DELETADOS
Os comentário/opiniões aqui expostos não refletem, necessariamente, a opinião do autor.
REFIRA-SE ao assunto do Post/Artigo.
COMENTÁRIOS ALHEIOS ao assunto do Post/Artigo SERÃO IGNORADOS e NÃO RESPONDIDOS PELO AUTOR DO BLOG.
COMENTÁRIOS com dúvidas já dirimidas ou já constantes no conteúdo (banco de dados) do Blog SERÃO IGNORADOS e NÃO RESPONDIDOS. Recomendamos que utilizem "Ctrl+F", quando estiverem numa página (Post/Artigo) e digitem parte de sua dúvida (uma palavra já é o suficiente). Além disso, utilizem o "Perdidos & Achados" (lado direito da página), "Índice" ou a caixa de pesquisa denominada "O que você procura"

PESQUISE OUTROS TEMAS EM
ÍNDICE


SE PREFERIR (Mas só após Pesquisa Intensa em 'ÍNDICE', em 'PERDIDOS & ACHADOS' ou na caixa de pesquisa denominada "O que você procura") ENTRE EM CONTATO(desativado)

OBS.: ....ALGUNS POSTS/ARTIGOS POSSUEM MAIS DE 200 COMENTÁRIOS. NESTES CASOS HAVERÁ, NO RODAPÉ DO ÚLTIMO COMENTÁRIO/OPINIÃO, A INDICAÇÃO DAS PÁGINAS SEGUINTES/ANTERIORES.

COMUNICADO IMPORTANTE DO BLOG: LEIA COMUNICADO

LEIA AS REGRAS COMPLETAS: ACESSE PRINCÍPIOS E
PRIVACIDADE


ATENÇÃO ! ! !....Para destacar alguma palavra e/ou frase dentro do seu texto de comentário aplique as TAG´s < i > < b > < /i > < /b >, antes e depois, respectivamente, do que deseja realçar. Importante: junte os caracteres entre as teclas (símbolos) <(maior) e >(menor). Se o seu teclado não as possui, utilize os atalhos <= Alt+60 >= Alt+62