photo 66f082fb-c418-4fec-88b5-e8f77ba3523b_zps392e0d6c.jpg

SOMOS OS EDUCADORES DE APOIO, ATIVOS E INATIVOS, QUE ATUAM OU ATUARAM EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE SÃO PAULO E NOS ÓRGÃOS DA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO (SEE): QUADRO DE APOIO ESCOLAR (QAE) E QUADRO DA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO (QSE).

QAE: Assistente de Administração Escolar; Secretário de Escola; Agente de Organização Escolar (AOE); Agente de Serviços Escolares (ASE).

QSE: Executivo Público (EP); Oficial Administrativo (OA); Auxiliar de Serviços Gerais, entre outros.


ESTATÍSTICA: NOS VEJA EM NÚMEROS (clique aqui)


"Se a Educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Se a nossa opção é progressista, se estamos a favor da vida e não da morte, da equidade e não da injustiça, do direito e não do arbítrio, não temos outro caminho senão viver plenamente a nossa opção. Encarná-la, diminuindo assim a distância entre o que dizemos e o que fazemos."
Paulo Freire

1583
assinantes
fãs
412
seguidores
artigos
comentários

Informe seu email para receber novos artigos
8

"Secretaria Escolar Digital" o que é isso?


A informatização da administração escolar parece um processo irreversível. Muitos de nós sabem da importância deste processo desde a implementação da Gestão Dinâmica da Administração Escolar - GDAE. (Vide Resolução 107). Mesmos antes disso, algumas rotinas já estavam, paulatinamente, sendo informatizadas.Os benefícios são inúmeros e vieram a facilitar a vida de todos nós.O grande problema é que o Estado não é - e está longe disso - a melhor "empresa" do mundo. A manutenção e coordenação das informações e processos referentes à Gestão têm falhas primárias, sempre, ou quase sempre, baseadas no gargalo típico da administração pública: a transmissão de informações.
Informações não só relativas à circulação de dados, como também de circulação de ideias. Peca a SEE desde muito tempo de uma gestão competente da informação. Não há núcleos diretamente ligados às Unidades Escolares. Estes, comumente ligados e centralizando seu foco nas SAIs (Salas Ambiente de Informática). Afinal, o aluno é o grande mote da Educação - ninguém contesta. 
Mas se o Estado quer definitivamente elevar a Rede, sobretudo as escolas, aos patamares de excelência tecnológica exigidos neste século XXI não pode apenas decretar normas exemplares. Não são suficientes.
Estabelecer uma política pública (eita expressão tão utilizada) séria de formação de funcionários e servidores, com oferecimento de cursos técnicos e superiores na área; a facilitação do acesso destes funcionários a tais cursos - que no fim das contas são os que implementam e determinam o sucesso de qualquer empreendimento - é condição sine qua non.
Por fim, ao determinar que a rede deve inserir-se no século XXI o Governo não pode esquecer de um fundamento muito importante: A VALORIZAÇÃO DO FUNCIONÁRIO DA EDUCAÇÃO.
Exigir que os mesmos capacitem-se, cumpram as determinações e elevem à excelência a informatização é muito louvável. Mas é inconcebível a atual pauperização do QAE&QSE. É incompatível salários miseráveis com quadros altamente competentes, sob pena de serem natimortas quaisquer iniciativas como estas, que divulgamos logo abaixo. Alguém sabe do que se trata este projeto "SECRETARIA ESCOLAR DIGITAL"? Vamos aguardam, como sempre...

DOE 11/10/2011

COORDENADORIA DE ENSINO DO INTERIOR – Página. 52.

Portaria Conjunta COGSP/CEI, de 10-10-2011

Convocando nos termos do inciso II, artigo 8º, da Resolução SE 62/05, 02 (dois) representantes de cada Diretoria de Ensino, sendo 01 Supervisor de Ensino responsável pelo setor de Vida Escolar e 01 (um) integrante do QAE para a Orientação Técnica “PADRONIZAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE ESCRITURAÇÃO ESCOLAR”.
I - OBJETIVOS:
a) Apresentar o Projeto “Secretaria Escolar Digital”;
b) Analisar a versão preliminar do Manual de Procedimentos de Escrituração Escolar.
II - CRONOGRAMA:
Local: EFAP - Escola de Formação e Aperfeiçoamento de
Professores “Paulo Renato Costa” – Rua João Ramalho, 1546, Perdizes, São Paulo, SP.
Dia 17/10/2011
Horário: 08:30 às 17:30
Diretorias de Ensino: Andradina, Araçatuba, Araraquara, Assis, Avaré, Barretos, Birigui, Botucatu, Campinas Oeste, Capivari, Catanduva, Centro, Centro Oeste, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos Norte, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itapevi, Itaquaquecetuba, José Bonifácio, Jundiaí, Leste 3, Leste 4, Leste 5, Lins, Marília, Mauá, Miracatu, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Norte 2, Osasco, Ourinhos, Penápolis, Piracicaba, Piraju, Pirassununga, Registro, Santo Anastácio, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São Joaquim da Barra, São José do Rio Preto, São Vicente, Sertãozinho, Sorocaba, Sul 2, Sumaré, Suzano, Taboão da Serra, Taquaritinga, Taubaté, Tupã, Votorantim, Votuporanga.
III–Cada Diretoria de Ensino se responsabilizará pelas despesas de diárias / transporte (Ação 5154).

COMPLEMENTANDO...


ESCOLAS ESTADUAIS TERÃO INTERNET ATÉ 10 VEZES MAIS RÁPIDA
Projeto prevê ampliação da velocidade de acesso à rede em até 10 Mbps nas unidades
A previsão é que em 15 meses a banda agregada total das escolas salte dos atuais 3,3 Gbps para 24 Gbps

         Um projeto desenvolvido pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), da Secretaria da Educação, em parceria com a Telefonica S.A., provedora da rede interna de computadores do Governo do Estado (Intragov), tornará o acesso à internet nas escolas estaduais até 10 vezes mais rápido que o praticado atualmente. A ação prevê a ampliação da velocidade de conexão em até 10 Mbps nas unidades. Hoje, a capacidade varia entre 256 Kbps e 2 Mbps. A previsão é que em 15 meses a banda agregada total das escolas salte dos atuais 3,3 Gbps para cerca de 24 Gbps. A medida representará um investimento de R$ 2,5 milhões mensais da Secretaria após o término da implantação. 
“Com o aumento gradativo da quantidade de computadores e usuários de informática na rede estadual, era necessário oferecermos uma melhor condição de navegabilidade na internet a nossos alunos e docentes”, disse o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.
No total, o projeto deve beneficiar 5.064 escolas em todo o Estado. Até o momento, 402 já foram atualizadas e outras 1.200 se encontram em processo de implantação. A atualização será realizada por lotes de 400 unidades. O provedor de acesso terá o prazo de até 90 dias para conclusão de cada lote.
         A ampliação da velocidade vai variar de acordo com a capacidade da unidade. Das 5.064 escolas, 46% serão atualizadas para 8 Mbps, 30% para 2 Mbps, 8% para 4 Mbps, 3% para 10 Mbps e 13% permanecerão entre 256-512 Kbps. “Isso porque a capacidade de ampliação depende das condições técnicas e geográficas de cada localidade. Porém, já estamos realizando estudos para ampliação dessas velocidades que foram mantidas”, explica Jarbas de Freitas Peixoto, responsável pela implantação e gestão de infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação da FDE.  
         O projeto também contemplará as 91 Diretorias Regionais de Ensino em todo o Estado, que terão a velocidade de acesso à internet aumentada dos atuais 4Mbps para 34Mbps. A atualização das mesmas deverá acontecer no primeiro semestre de 2012.

São Paulo, 5 de outubro de 2011
Secretaria de Estado da Educação
Assessoria de Imprensa
Mais informações à imprensa: (11) 3218-2061 e 3218-2020






Receba nossas atualizações:

8 COMENTÁRIOS/OPINIÕES

Paulo Sanches

Essa "informatização" do Estado é só para inglês ver.
Recebi um H.E. da Bahia. Notem da Bahia, Todo informatizado.
Fui ver que apito tocava na SEE da Bahia, tem o programa para alunos e professores disponível no site para baixar.
Baixei e instalei...SURPRESA...
Após instalado, ao iniciar o programa tem um "alerta"...
Troque o timbre para o nosso, Bahia, e comece a usa-lo.
Adivinhe que timbre está originalmente???
O do Estado de São Paulo.
O programa foi deito por São Paulo e, NUNCA FOI USADO POR NÓS.
Questionei alguns do GDAE e disseram que nada sabiam, mas o programa PROVA o contrario.
Governo do PSDB...
Fazer "o quê"!?!

Edson F.

Paulo,
absurda esta situação por ti apresentada e, pior, nem terem conhecimento é muita displicência da administração. Mas confirme se o que você baixou foi o sistema "SAEMEC", disponível nesta página da Secretaria de Educação da Bahia:
http://www.educacao.escolas.ba.gov.br/node/39
Abraços.

Paulo Sanches

Edson F. 2
É esse mesmo, já instalou???
Parece-me que este programa é por demanda, vc joga todos os dados e depois transfere para o servidor, o que eu falo a muito, mas a muito tempo mesmo para a prodesp fazer.
Sempre teríamos dados atualizados sem ter que digitar várias vezes em diversos lugares, RIDÍCULO!!!

Paulo Sanches

Edson, tem mais...
Conceitos de alunos, vc digitaria uma vez só no PC da escola e, vc teria acesso em "real time", ou melhor, em tempo real esses dados e outros tb.
Quando foi para ser implantado a PRODESP, lá pelos idos de 1994 e 95, minha escola, eu tive acesso aos programadores da PRODESP e implorei a eles que colocassem em tds os PC da rede pública o LINUX, de graça, atualização sem pagar nada e com quase tds os recursos do "RUINDOWS".
e...
Taí a "grande mer..."
Não podemos nem atualizar o Java que da ERRO.
Tem mais, mas muito mais, com o tempo irei descrevendo alguns(muitos) descaso dessa administração e de outras anteriores.
Exemplo: Rodou o LUDUS aí???
O H. E. teu é no EXCEL???
E por aí vai...

Edson F.

Paulo,
este SAEMEC já foi testado, ao menos com o mesmo nome, aqui no Estado - lembra-se?
Como tudo, não vingou e caiu no esquecimento. Lembro de ainda ter os CDs de Instalação na escola.
Não testei, mas de que adiantaria implantá-los individualmente? Abraços.

Paulo Sanches

Edson, cansei de rodar vários programas, para nota tenho 02 programinhas feito no Excel.

Postar um comentário

SUA PRESENÇA É IMPORTANTÍSSIMA.
PARTICIPE. CRITIQUE. OPINE.

R E G R A S:

COLOQUE SEMPRE QUE POSSÍVEL SEU NOME.
COMENTÁRIOS OFENSIVOS SERÃO SEMPRE DELETADOS
Os comentário/opiniões aqui expostos não refletem, necessariamente, a opinião do autor.
REFIRA-SE ao assunto do Post/Artigo.
COMENTÁRIOS ALHEIOS ao assunto do Post/Artigo SERÃO IGNORADOS e NÃO RESPONDIDOS PELO AUTOR DO BLOG.
COMENTÁRIOS com dúvidas já dirimidas ou já constantes no conteúdo (banco de dados) do Blog SERÃO IGNORADOS e NÃO RESPONDIDOS. Recomendamos que utilizem "Ctrl+F", quando estiverem numa página (Post/Artigo) e digitem parte de sua dúvida (uma palavra já é o suficiente). Além disso, utilizem o "Perdidos & Achados" (lado direito da página), "Índice" ou a caixa de pesquisa denominada "O que você procura"

PESQUISE OUTROS TEMAS EM
ÍNDICE


SE PREFERIR (Mas só após Pesquisa Intensa em 'ÍNDICE', em 'PERDIDOS & ACHADOS' ou na caixa de pesquisa denominada "O que você procura") ENTRE EM CONTATO(desativado)

OBS.: ....ALGUNS POSTS/ARTIGOS POSSUEM MAIS DE 200 COMENTÁRIOS. NESTES CASOS HAVERÁ, NO RODAPÉ DO ÚLTIMO COMENTÁRIO/OPINIÃO, A INDICAÇÃO DAS PÁGINAS SEGUINTES/ANTERIORES.

COMUNICADO IMPORTANTE DO BLOG: LEIA COMUNICADO

LEIA AS REGRAS COMPLETAS: ACESSE PRINCÍPIOS E
PRIVACIDADE


ATENÇÃO ! ! !....Para destacar alguma palavra e/ou frase dentro do seu texto de comentário aplique as TAG´s < i > < b > < /i > < /b >, antes e depois, respectivamente, do que deseja realçar. Importante: junte os caracteres entre as teclas (símbolos) <(maior) e >(menor). Se o seu teclado não as possui, utilize os atalhos <= Alt+60 >= Alt+62

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.